Vereador José Luis Ribeiro de Almeida

15 | 3262.1119

Trajetória

Origem

José Luís Ribeiro de Almeida nasceu no dia 26 de dezembro de 1979, na cidade de Porto Feliz, e sempre residiu no município. Filho de José Elias de Almeida e Regina Célia Ribeiro de Almeida, agricultores e moradores do bairro rural Xiririca, teve a sua infância marcada pela simplicidade e humildade de como levava a vida.

Cursou o ensino fundamental no Externado São José e o ensino médio no E. E Monselhor Seckler.

Trabalha atualmente como corretor de imóveis, e paralelamente atua como vereador.

Graduou-se em 2013 na FAMO (Faculdade Porto da Monções) no curso de Marketing.

Início na Política

José Luís é filiado ao Partido Verde desde 2008, quando se candidatou pela primeira vez, mas não foi eleito por um voto apenas. Os 4 anos seguintes serviram de campanha política, pois de pouco em pouco ele conversou com os eleitores, e em 2012 se candidatou mais uma vez, e foi eleito com 745 votos, sendo o um dos mais votados.

Primeiro ano de mandato - 2013

O ano de 2013 serviu como aprendizado para o vereador José Luís. Sendo o seu primeiro ano de mandato, tudo era novidade.
Logo no primeiro mês, o vereador deu atenção especial para as estradas e vias de acesso nas áreas rurais. Um dos pontos mais críticos era a estrada do Xiririca, e duas pontes no mesmo bairro, que estavam desabando, e que impossibilitavam o fluxo de automóveis. Por intervenção do
 vereador, depois de alguns meses, o setor de obras realizou um excelente trabalho, deixando as pontes em perfeito estado.
Buscando entender melhor o lado político, José Luís visitou cidades em busca de alianças com outros vereadores coligados ou do próprio Partido Verde. Dentre essas visitas, se destacou o jovem Bruno Ganem, vereador eleito pelo PV em Indaiatuba, com o maior número de votos da história da cidade, ultrapassando a casa dos 6 mil. Por terem uma visão política parecida, o dialogo foi fácil, e o vereador Bruno Ganem, por ter mais experiência, pode dividir seu conhecimento a respeito de projetos, ideias que ajudam de fato a população, e etc.
Além do próprio conhecimento político, o vereador se encontrou com o Deputado Estadual Chico Sardelli para trazer melhorias para o município. Acompanhando o vice-prefeito Miguel Arcanjo, foram protocolados ofícios com destinação de R$ 100 mil para a Saúde (Ambulância ou Van); Instrumentos Musicais para a Escola de Musica; 3 Pontes Metálicas para Estradas Rurais( Piquirá, Bom Retiro e Volta do Poço); Foi confirmada uma verba de R$ 300 mil para infra estrutura na área de Esporte, visando também a Terceira Idade. Além do caminhão para ajudar a coleta seletiva da Cooperativa Monções, visto que a reciclagem e o cuidado com o meio ambiente, são pontos importantíssimos para o desenvolvimento de uma cidade, principalmente para Porto Feliz que se encontra em estado emergente por estar atraindo empresas, investidores, eventos de grande porte e os olhos de empresários.
O trabalho do vereador junto à Cooperativa Monções também merece destaque, pois ele participou do desenvolvimento do projeto de reciclagem de óleo, o Recicla Porto. A Cooperativa tomou essa importante iniciativa, e conta com apoio do SAAE, Prefeitura, Instituto Coca Cola Brasil e JD – Industria e Comércio de Produtos Químicos LTDA.
Outra reunião de grande importância foi junto ao Deputado Federal José Luiz da França Penna. O objetivo dessa reunião foi trazer emendas parlamentares para o município. O pedido foi voltado para a área da Saúde, Infraestrutura Urbana e Rural, e a área de Desenvolvimento Social.
José Luís também enviou pedido de emendas parlamentares para o Deputado Estadual Rodrigo Moraes, voltados para a área de Educação, Infraestrutura Urbana e Rural e para o Setor Viário.
Nesse mesmo período o vereador também foi empossado como membro da Frente Parlamentar Ambiental da Região de Sorocaba, o intuito da Frente é a defesa dos recursos naturais que nosso planeta nos oferece, e trata de vários temas, como por exemplo, o desenvolvimento sustentável, código florestal, coleta seletiva, combate ao desperdício de alimento, defesa da vida animal, plano nacional em defesa da mata Atlântica, proposições legislativas ambientes e tantos outros. A iniciativa partiu do vereador Jessé Loures (PV), vereador em Sorocaba e presidente da comissão, Carlos Leite (PT), também vereador em Sorocaba e Saulo do Afro Art’s (PRP) também vereador em Sorocaba.
Dentre todos esses compromissos, reuniões e eventos, o vereador também atendia diretamente a população. No dia a dia ouvia reclamações, sugestões, reinvindicações, e tentava solucionar os problemas conforme apareciam. Visto que Porto Feliz é uma cidade com 50 mil habitantes, com área territorial grande, eram muitos problemas, e nem todos puderam ser solucionados, pelo menos não no primeiro momento.
Mas esse contato e cobrança dos cidadãos é muito importante para que o vereador possa realizar sua função, que é atender os interesses públicos em relação ao Executivo, fiscalizar o mesmo, e legislar corretamente.