Comissão Especial realiza segunda Reunião

A Comissão Especial destinada a elaborar estudos sobre a Rodovia Marechal Rondon, passarela e isenção de pedágio realizou na noite de segunda-feira, 02/09, sua segunda Reunião. No encontro, estiveram presentes os Vereadores membros da Comissão, Douglas Albiero de Camargo, José Luís Ribeiro de Almeida, Pascoal Laturrague e Rosemary de Jesus Pxanticosusque Dalmazo, além de seus respectivos Assessores.

A presente reunião visou debater as atividades desenvolvidas pelos membros da Comissão nas últimas duas semanas, a exemplo da reunião realizada entre os Vereadores e a Concessionária COLINAS, ocasião na qual a empresa informou aos Edis que não poderia colaborar em relação à solicitação de acesso direto entre Porto Feliz e Itu. A Concessionária afirmou ainda que cabe ao Executivo (em parceria com o Governo do Estado) a iniciativa para a implantação do referido acesso, ou seja, elaboração do Projeto Executivo. O Vereador Pascoal Laturrague afirmou que a Prefeitura Municipal dispõe de recurso próprio ou parceria através de empresários para realização da obra cujo valor ficaria em torno de R$150.000,00 a R$180.000,00.

img 03

Comissão Especial realiza 2ª reunião.

Em relação ao acesso do km 141 – próximo à empresa Neobor –, a Concessionária Colinas entende que a referida obra depende do Município. No entanto, a Comissão entende que a responsabilidade pertence à Concessionária.

Durante a discussão sobre a instalação da passarela que atenderá os moradores do Bairro Jardim Brasil, a Comissão informou que a área relativa a construção da mesma se encontra em fase final de desapropriação. A travessa em questão será feita através de um corredor que ligará o Bairro em questão ao Amil Gramas. O Vereador José Luís Ribeiro de Almeida informou aos presentes que visitou o local e não notou diferenças. Em função disso, a Comissão sinalizou a necessidade de apresentar à Agência de Transportes do Estado de São Paulo – ARTESP – a situação da referida passarela.

A Vereadora Rosemary de Jesus Pxanticosusque Dalmazo solicitou a Ata da Reunião feita entre os Vereadores e a Concessionária COLINAS, a fim de tomar conhecimento dos argumentos feitos pela referida Concessionária, uma vez que, em virtude de compromissos profissionais, a Edil não pôde comparecer à reunião em questão.

img 01

Comissão Especial realiza 2ª reunião.

Outro ponto discutido na reunião referiu-se à Duplicação da Rodovia Emerenciano Prestes de Barros, que liga o Município de Porto Feliz a Sorocaba. Os Vereadores foram informados pela COLINAS que a responsabilidade de execução da obra pertence à ARTESP. O Vereador José Luís informou que existe uma Comissão formada por representantes das duas cidades cujo objetivo é apurar a possibilidade de duplicação da referida Rodovia.

Em relação à possibilidade de isenção do pagamento do pedágio localizado na Rodovia Marechal Rondon aos veículos registrados em Porto Feliz, o Assessor do Vereador José Luís informou aos presentes que teve conhecimento do Projeto de Lei de autoria do Deputado Rogério Nogueira, que determina a isenção da tarifa de pedágio para os veículos de moradores de Município com menos de 320 mil habitantes. Tal isenção seria aplicada em todas as praças de pedágios e pórticos de cobrança automática que estejam dentro do perímetro da cidade em questão. Com a isenção, serão beneficiados os moradores de quase 100 cidades do Estado, incluindo Indaiatuba, Itu, Valinhos, Vinhedo, Salto, Paulínia, Porto Feliz, Limeira, Americana, entre outras.

img 02

Comissão Especial realiza 2ª reunião.

Finalizando o encontro, a Comissão informou que seria feita uma reunião com a ARTESP no dia 03/09 e, posteriormente, seria verificada a possibilidade de ser feita uma reunião com a Comissão de Transportes, na Assembleia Legislativa de São Paulo.