Vereadores se reúnem com Secretário de Segurança Pública

Os Vereadores da Câmara Municipal de Porto Feliz participaram na manhã de quarta-feira, 17/10, de reunião com o Secretário Municipal de Segurança Pública, Sr. Adriel Soares da Silva. A reunião foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 99/2018, de autoria do Vereador Pascoal Laturrague, que julgou necessária a presença do Secretário para prestar à Casa Legislativa esclarecimentos referentes ao andamento dos trabalhos da referida Secretaria. Estiveram presentes os Vereadores José Antônio Queiroz da Rocha e Pascoal Laturrague. Os demais Vereadores, que não puderam comparecer à reunião, foram representados por seus Assessores.

O Secretário respondeu questões diversas sobre os investimentos na segurança do Município, a exemplo da instalação de 136 câmeras de monitoramento e alarmes em prédios públicos e nas vias da cidade, além das 18 “câmeras inteligentes” que serão instaladas na entrada e saída da cidade, cujo diferencial é a leitura das placas dos veículos pela Central de Monitoramento, que poderá verificar a regularidade dos veículos que adentram o Município.

Outro assunto debatido na reunião foi a reforma da Delegacia. Adriel explicou que o órgão continua instalado no imóvel locado pelo Executivo e que, esse ano, certamente, a reforma da Delegacia não será realizada, uma vez que apenas o Projeto da mesma foi aprovado e, consequentemente, os serviços não foram iniciados.

Vereadores e Assessores participam de reunião com o Secretário de Segurança Pública do Município, Adriel Soares da Silva.

CANIL MUNICIPAL

Em relação ao Canil Municipal, o Secretário afirmou que foi autorizado pelo Executivo a utilização de uma área junto ao CEMEX, que está passando por reformas para que seja instalado o canil, que conta atualmente com 4 cães. Adriel afirmou também que o ex-Comandante da Guarda Civil Municipal, Sr. Sidnei de Souza, supervisionará o referido canil, uma vez que o possui amplo conhecimento e cursos sobre o assunto, a exemplo do curso de instrutor K9.

INTEGRAÇÃO NA SEGURANÇA

O Secretário apontou aos presentes que existe grande interesse por parte da Administração Pública de que as pastas referentes à segurança (Defesa Civil, Coordenadoria do Sistema Viário e Secretaria de Segurança Pública) no Município sejam integradas. Adriel afirmou, inclusive, que estão sendo feitos estudos para verificar a viabilidade de um local que possa abrigar todas as referidas pastas, o que colaboraria com a intenção de integração das mesmas.

VEÍCULOS ABANDONADOS

O Vereador Pascoal Laturrague indagou o Secretário sobre a possibilidade de ser instalado um pátio para recolhimento de veículos no Município. O Secretário explicou que, atualmente, o pátio para veículos abandonados está reativado junto ao DETRAN “apenas para veículos administrativos”, ou seja, os veículos abandonados em vias da cidade ou os apreendidos por serem conduzidos por menores de idade. Adriel sinalizou a possibilidade de ampliar a parceria para que os veículos criminais – por exemplo, os provenientes de roubo – também possam ser recolhidos no mesmo pátio que atualmente é utilizado.

mesa 01

Secretário de Segurança Pública do Município responde a perguntas dos presentes em reunião.

EFETIVO POLICIAL

Questionado sobre o contingente atual da Guarda Municipal (recentemente, foram contratados 19 guardas) – e sobre a possibilidade da realização de concurso público para a contratação de mais policiais – o Secretário afirmou que, a princípio, existe a intenção de abertura para um concurso de formação de Cadastro Reserva, porém, tal certame ainda não foi convocado em virtude da questão da Aposentadoria Especial concedida a 17 membros da GCM, aposentadoria essa que não foi homologada pelo Tribunal de Contas e, dada a possibilidade de retorno desses policiais à Corporação, o Secretário afirmou que a Administração Pública aguarda a solução da referida questão da antes de dar início a um novo concurso.

INVESTIMENTO EM VIATURAS

Em relação a aquisição de novos veículos para a Guarda Municipal, o Secretário informou que foram alugados 3 veículos “DUSTER” dentre os quais, um (que já está chegando ao Município) que será utilizado para a reativação da ROMU. Adriel informou também que há um veículo modelo “VERSA” que será adaptado para utilização como “Ronda Escolar”, além da aquisição de duas motocicletas para otimizar a segurança do Município.

Ao final da reunião, o Vereador Pascoal Laturrague solicitou ao Secretário que seja feito um maior controle próximo ao Jardim Vante, local que, nos fins de semana, vem sendo ponto de encontro de motoqueiros fazendo rachar ou empinando motos, o que colocam em risco a vida dos moradores do local. O Secretário afirmou que tal monitoramento já está sendo realizado e que existe a possibilidade de, em breve, a Guarda Municipal unir forças com a Polícia Militar a fim de coibir tais práticas no Município.

A próxima reunião dos Edis será com a Secretária de Assistência Social do Município, prevista para o dia 24/10, às 10hs30min. Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria da Câmara.